Até ao dia 24 de Abril, o Alentejo Central e o Baixo Alentejo estão a ser palco, pela primeira vez em Portugal, de uma campanha da Global Digital Heritage, uma ONG (Organização Não Governamental) americana sem fins lucrativos que se dedica ao levantamento digital 3D de património cultural numa perspectiva de salvaguarda digital, de potenciação das comunidades e de divulgação multimédia dos monumentos e sítios arqueológicos e patrimoniais.
Alguns resultados preliminares da campanha no Alentejo vão ser conhecidos amanhã, 16 de Abril, numa sessão agendada para as 18:00, no edifício da Direcção Regional de Cultura do Alentejo (R. de Burgos).
De referir que no Alentejo Central os trabalhos estão em curso com levantamentos 3D em 13 locais onde se incluem, em Évora, os Cromeleques dos Almendres, Vale Maria do Meio e Portela de Mogos, a Anta Grande do Zambujeiro, o Templo Romano e o Museu de Évora. Estão também em fase de registo a Anta Grande da Comenda da Igreja, o Castelo de Montemor-o-Novo, a Gruta do Escoural e o Museu do Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo; a Villa romana de São Cucufate (Vidigueira); o Castelo de Évoramonte (Estremoz) e o Castelo de Arraiolos.
Read more